La introducción presenta los objetivos pedagógicos del módulo, como estos se organizan para crear comprensión de los conceptos, que luego son utilizados en una aplicación y en el análisis de esta aplicación. Incorpora, asimismo, un repaso de las operaciones básicas para la construcción de un mapa conceptual


The introduction presents the pedagogical objectives of the module, how they are organized to create an understanding of the concepts, which are then used in an application and in the analysis of this application. It also incorporates a review of the basic operations for the construction of a conceptual map.

A mudança climática e os impactos que ela terá sobre os sistemas naturais e humanos são reconhecidos, com crescente urgência, como o fenômeno ambiental determinante para o bem-estar humano do futuro. Confrontado com o fato incontornável de que haverá um aumento da temperatura média global nas discussões sobre gestão da mudança climática está se tornando cada vez mais importante para se adaptar a estas novas realidades (sobre as emissões atenuantes de gases de efeito estufa, que concentraram grande parte dos esforços no passado recente).

O conceito de resiliência surgiu como uma opção para organizar a reflexão e o desenho de ações para promover medidas de adaptação frente às mudanças climáticas. A idéia, originalmente proposta por Holling em uma aplicação aos sistemas ecológicos, engloba a propriedade de recuperação de um sistema depois de sofrer um impacto súbito e externo. Mas o conceito é complexo e, se for para ser útil na formulação de políticas públicas exige uma exploração crítica que vai descobrir o seu funcionamento no âmbito dos sistemas sócio-ecológicos e as mudanças climáticas.